Atouguia
INFORMAÇÕES GERAIS
Área Total: 19,5 kmNº de Lugares: 12
População Residente Total: 2.454
Nº de Edifícios clássicos: 1.329
Ocupação Humana: 12%
Ocupação Florestal: 36%
Ocupação Agrícola: 25%
FONTE: INE (2011) e Município de Ourém


Informações Gerais
Estrada de Fátima , nº1367 – 1º
2490-053 Atouguia
Tel.: 249 591 176
Fax: 249 591 323
Email:
Presidente da Junta: Luís Manuel Gameiro de Oliveira
Site: http://www.jf-atouguia.pt/
Associações
Associação de cariz cultural, recreativo e desportiva
Morada: Rua da Capela, n.º 191, Fontaínhas da Serra, 2490 – 070, Atouguia
Data de fundação: 12 de junho de 1991, com publicação no DR n.º 187, série n.º III em 16 de agosto de 1991
Email:
Instalações: Própria
Email:
Equipamentos Sociais
Morada: Travessa Vale da Chícara, 2 Murtal 2490-812 Atouguia
Tel.: 249 591 266
Fax: 249 591 266
email:
Respostas Sociais: Lar de Idosos, Centro de Dia, Centro de Convívio, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Actividades de Tempos Livres, Serviço de Apoio à Família, Creche, Estabelecimento de Educação Pré-escolar
Característica da Freguesia
Santo Patrono: Nossa Senhora das Dores
Festas e Romarias: Festa de Santa Teresa (2º Fim-de-semana de Agosto), Festa de São Bartolomeu (Último Fim-de-semana de Agosto), Festa de Nossa Senhora das Dores (Último Domingo de Maio), Festa de Santo António (1º Fim-de-semana de Agosto)
Locais de Interesse Turístico: Ruínas da Capela de S. Sebastião (anterior ao séc. XVIII), Fontes das Fontaínhas, Poço João Loução.
História
Os topónimos “Escandarão,” “Zambujal” e “Alveijar” sugerem presença Árabe nestas paragens. Certa é a estação romana de Coinas, que se julga ter sido uma vila e é digna do reconhecimento nacional documentado por um belo painel de mosaicos incorporado pelo Museu Nacional de Arqueologia.
Referência é também a capela de S. Sebastião, posicionada no extenso vale a montante do castelo de Ourém. Desconhece-se a data da sua fundação, mas a tradição oral afiança que por ali pernoitaram as tropas de D. Nuno Álvares Pereira e D. João I a 11 de Agosto de 1385, aquando da marcha para a batalha de Aljubarrota. No séc. XVII já sofria do estado de ruína, e hoje, após os ataques das invasões francesas acrescidas à acção nefasta do tempo, o edifício persiste.
A cultura local pronuncia-se ainda mais fascinante perante as agruras dos solos calcários que desde cedo impuseram sábias estratégias de captação, armazenamento e abastecimento de água denunciadas pela constância de fontes, engenhos, cisternas e cisternões, ou até pelos os topónimos “Fontaínhas,” “Fonte da Mourã,” e “Poço do João Loução.”
Das infra-estruturas sociais (Extensão do centro de Saúde, Biblioteca Pública…), passando pelas instalações desportivas, ou até pelos parques e jardins de lazer, a freguesia conta hoje com uma panóplia de incentivos ao bem-estar e dinamismo da comunidade.
Heráldica
Brasão – escudo de ouro, bandeira quadrada de vermelho, carregada com cruz flodelisada de prata, aberta do campo, com haste de negro, em chefe, dois ramos de açucenas de verde, floridos de prata, passados em aspa: em poma, um ramo de oliveira, posto em faixa, folhado de verde e frutado de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro «ATOUGUIA-OURÉM».
Bandeira – de vermelho. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.
Selo – nos termos da lei, com a legenda “Janta de Freguesia de Atouguia – Ourém”

