Nossa Senhora das Misericórdias
Nº de Lugares: 12
População Residente Total: 5.077
Nº de Edifícios clássicos: 2.584
Ocupação Humana: 11%
Ocupação Florestal: 40%
Ocupação Agrícola: 17%
FONTE: INE (2011) e Município de Ourém


Pç. Pelourinho, 10
2490-472 Ourém
Tel. 249 543 734
Fax 249 543 734
Email:
Presidente da Junta: Luís Pereira de Oliveira
Site: www.jf-misericordias.pt

Associações
Presidente: Filipa Cristiana Reis Oliveira (916 624 627)
Email:
Associação Cultural e Recreativa Lagoense
Associação de cariz cultural
Morada: Travessa da Escola, Lagoa do Furadouro, Ourém, 2490 – 408 N.ª Sr.ª das Misericórdias
Data de fundação: 17 de julho de 1980, com Publicação no DR n.º229, série n.º III em 03 de outubro de 1980
Total de Sócios: 120
Instalações: cedidas
Modalidades:
– Petanca;
– Futebol (recreação);
– BTT;
Email:
Equipamentos Sociais
Sobral
2490-647 Ourém
email:
Telf.: 249 595 342 / 916 234 137
Respostas Sociais: Centro de Actividades de Tempos Livres, Componente de Apoio à Família, Refeições Escolares-1º Ciclo
Característica da Freguesia
Festas e Romarias: Festa de Nossa Senhora da Conceição (8 de Dezembro), Festa de São Tiago (3º Fim-de-Semana Julho), Festa Nossa Senhora da Guia (4º Fim-de-semana de Julho), Festa de São Bernardo (1º Fim-de-semana Agosto), Festa de Nossa Senhora de Lurdes (2º Fim-de-Semana Agosto), Romaria de Santo Amaro (15 de Janeiro), Festa de Nossa Senhora da Graça (3º Fim-de-semana de Agosto), Festa de São Luís e Nossa Senhora da Saúde (14,15 e 16 Agosto), Festa do Sagrado Coração de Jesus (Último Fim-de-semana Agosto), Festa de Nossa Senhora do Desterro (Último fim de semana de Julho), Festa de Nossa Senhora do Amparo e Nossa Senhora dos Aflitos (Último Domingo e 2ª feira seguinte Setembro)
Locais de Interesse Turístico: Zona Histórica: Castelo de Ourém e Paço do Conde (Monumento Nacional), Antiga Vila de Ourém (Fonte Gótica, Pelourinho, Cadeia, Galerias de Exposições), Igreja Colegiada (Cripta e túmulo de D. Afonso, 4º Conde de Ourém), Fonte dos Cavalos (Séc. XV), Fonte Gótica, Calçadas Medievais, Capela de Stº Amaro (Séc. XVII), Capela de Nossa Senhora do Amparo – Melroeira (Séc. XVII), Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros, Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáuros da Serra de Aire, Quintas e casas brasonadas, Nossa Senhora da Esperança – Vilar dos Prazeres (1592)
História
De Abdegas o topónimo passaria Ourém, e em 1989 a freguesia começou a designar-se Nossa Senhora das Misericórdias. Esta freguesia partilha a sede do concelho com a de N.ª Sr.ª da Piedade e representa a génese histórica do concelho, afinal, ali repousa o Castelo de Ourém.
Tomada aos mouros em 1136 por D. Afonso Henriques, Ourém passa a fazer parte do domínio cristão e em 1180 recebe de D. Teresa a primeira carta de foral. D. Afonso foi o grande obreiro da actual sede de freguesia – fundou o Paço Senhorial, os Torreões Sul, a Fonte Gótica, a Igreja Colegiada e Cripta e recuperou o castelo medieval.
Sucedem-lhe tempos menos áureos com o terramoto de 1755, responsável pela destruição do burgo. A pouco e pouco a área envolvente ao castelo refez-se e hoje assume uma dinâmica invejável. Da economia ressalta o sector do mobiliário, o segundo maior do País, bem como a confecção de têxteis, de artigos religiosos e outros produtos mais.
A freguesia é feita também da insigne paisagem cársica de corpo calcário e floresta mediterrânica, de muros de pedra solta, moinhos de vento, cisternas, fornos de cal e muitas casas em pedra que rematam a simbiose entre o homem e o meio. Os saberes-fazeres da tecelagem e até da gastronomia popular podem ali ser saboreados.
Imponentes e dignas de reparo são ainda as quintas e os templos religiosos, como a ermida de N.ª Srª da Conceição (século XVII), a capela de Santo Amaro (século XVII), a capela de Vilar dos Prazeres (século XVI) e a capela da Melroeira, erguida em 1627.
Finalmente, encerremos esta «viagem» com uma visita ao Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aire inscritas no Bairro. Este «santuário paleontológico» oferece um percurso de cerca de 1000 metros, um centro de interpretação e painéis informativos.
Ao denso espólio natural, histórico e etnográfico alia-se uma forte dinâmica social e um pleno conjunto de infra-estruturas que proporciona o bem-estar dos habitantes.
Heráldica
Bandeira – azul. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro
Selo – nos termos da lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Nosso Senhora das Misericórdias – Ourém».





