Fátima
INFORMAÇÕES GERAIS
Área Total: 71.29 kmNº de Lugares: 30
População Residente Total: 11.596
Nº de Edifícios clássicos: 3.704
Ocupação Humana: 13%
Ocupação Florestal: 36%
Ocupação Agrícola: 7%
FONTE: INE (2011) e Município de Ourém


Informações Gerais
| Junta de Freguesia de Fátima Av.Irmã Lúcia de Jesus, 181 2495-557 Fátima Telem. 913 987 456 Presidente da Junta: Humberto António Figueira da Silva Email: Site: www.freguesiadefatima.pt |

Associações
Associação de cariz cultural
Morada: Rua do Outeiro, n.º 29, Boleiros, 2435 – 152, Fátima
Data de fundação: 24 de abril de 2007 com publicação em DR n.º 165, série n.º 2 em 28 de agosto de 2007
Total de Sócios: (em 2010) 138
Instalações: cedidas
Modalidades: em 2011
– Informática
– Música Popular
– “Grupo Azoito”,
Email:
Equipamentos Sociais
Rua da Lagoa, 6
Edifício Parques dos Pastores (Rotunda Sul)
2495-421 FÁTIMA
email:
site: www.apajefatima.pt
Tel.: 249 533 895
Fax: 249 538 692
Respostas Sociais: Centro de Actividades de Tempos Livres, Componente de Apoio à Família, Creche, Gabinete de Apoio à Família, Refeições Escolares-1º Ciclo
Característica da Freguesia
Festas e Romarias: Festa de Santo Amaro (15 de Agosto), Festa de São João (Junho), Festa de Santo António (Junho), Festa de São Pedro (Último Domingo Junho), Festa de São Silvestre e São Sebastião (1º Domingo de Junho), Festa de Nossa Senhora da Ortiga (1º Dom e 2ª feira, 3ªfeira Julho), Festa de Santa Luzia (Julho), Festa do Santíssimo Sacramento (2º Domingo de Julho), Festa do Sagrado Coração de Jesus e Santíssimo (1º Fim-de-semana Agosto), Festa de Nossa Senhora da Vida (4º Domingo de Agosto), Festa de Nossa Senhora do Livramento e Santa Bárbara (2º Domingo de Agosto), Festa de Nossa Senhora do Rosário (Outubro), Festa de Nossa Senhora da Conceição (8 de Dezembro)
Locais de Interesse Turístico: Santuário de Fátima, Valinhos, Santuário de Nossa Senhora de Ortiga, Capela de Casal Farto, Aldeia de Aljustrel (Casas dos Pastorinhos), Conjunto arquitectónico das aldeias de Ramila, Gaiola e Vale Cavalos, Cisternas da Gaiola, Casal Farto e Eira da Pedra, Moinhos de vento da Fazarga e Ortiga, Museus.
História
Fátima religiosa, Fátima histórica, Fátima urbana, Fátima rural! De inúmeras perspectivas se pode abordar esta freguesia fundada em 1568, após a desagregação da Colegiada de Ourém.
«Altar do Mundo» porque integra um Santuário Mariano que acolhe anualmente milhões de peregrinos do País e do Mundo. A geografia física seria transposta pela geografia humana, por sua vez continuada pela geografia religiosa a partir de 1917, data em que aquela Fátima inóspita e alimentada com o pouco extraído da pastorícia e da agricultura de sequeiro foi palco de aparições da Nossa Senhora a três pastorinhos.
A dimensão do culto levou à construção de uma basílica em 1928 na Cova da Iria e desencadeou a fixação de gentes que enveredaram pelo comércio, restauração e hotelaria, em resposta às solicitações dos peregrinos. Em 1977 Fátima recebe o título de vila e em 1997 é eleita segunda cidade do concelho.
Este templo ressoa a universalidade, mas outros há mais antigos, tais como a ermida de St.ª Luzia, de 1604 e a capela de N.ª Sr.ª do Livramento, fundada em 1607. Recomenda-se ainda a visita à capela do Casal Farto por se tratar de um belo exemplo da arquitectura religiosa e ao santuário de N.ª Sr.ª da Ortiga que anualmente cumpre uma das festividades mais ritualizadas do concelho.
Estendida sobre o maciço calcário estremenho, Fátima integra grutas e algares, de entre as quais sobressai a gruta do Papagaio que abrigou o homem há cerca de 6500 anos. Durante milénios foi assim, o Fatimense adaptou os recursos naturais à satisfação das necessidade; hoje a freguesia conserva reminiscências da sua ruralidade em cisternas, moinhos de vento e mais elementos da arquitectura feita de pedra e cal. Cite-se como exemplos as aldeias da Ramila, Gaiola, Aljustrel, todas dignas de visita.
Finalmente a Fátima urbana serve os residentes com todos equipamentos sociais próprios a uma cidade, mas também os visitantes com alojamento, restauração, museus, centros culturais e uma excelente rede viária, em que a A1 é a principal porta de entrada.
Heráldica
Bandeira : esquartelada de azul e amarelo. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.
Selo branco : nos termas da lei, com a legenda «Junta de Freguesia de Fátima: Ourém».

