Espite
INFORMAÇÕES GERAIS
Área Total: 19.7 kmNº de Lugares: 21
População Residente Total: 1.104
Nº de Edifícios clássicos: 1.060
Ocupação Humana: 9%
Ocupação Florestal: 50%
Ocupação Agrícola: 26%
FONTE: INE (2011) e Município de Ourém


Informações Gerais
Rua Professor Mário Albuquerque, 154
2435-152 Espite
Tel.: 244 739 494
Fax: 244 739 680
Presidente da Junta: Dulce Raquel Lourenço Mateus
Email:

Associaçoes
Associação de cariz cultural e recreativo
Morada: Rua Prof. Mário Albuquerque, 2435 – 152 Espite
Data de fundação: 19 de setembro de 1981 com Publicação no DR n.º 293, série n.º III em 22 de setembro de 1981
Total de Sócios: 220;
Instalações: cedidas
Modalidades: Marchas populares
Email:
Equipamentos Sociais
Rua da Escola, 139
2435-152 Espite
Tel.: 244 739 400
Fax: 244 739 400
email:
Respostas Sociais: Centro de Dia, Centro de Convívio, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Actividades de Tempos Livres, Lar de idosos, Serviço de Apoio à Família
Característica da Freguesia
Festas e Romarias: Festa do Santo Sacramento (Meio de Junho), Festa de São Tiago (2º Fim-de-semana de Agosto), Festa do Sagrado Coração de Jesus (2º Fim-de-semana de Agosto), Festa de Nossa Senhora do Rosário/ Sagrado Coração de Jesus (2º Fim-de-semana Agosto), Festa de São Pedro (1º Fim-de-semana Agosto)
Locais de Interesse Turístico: Capela de São Paulo (Séc. XVII), Igreja Paroquial, Arrochela (Paisagens com vinhas e estação arqueológica – Vila Romana), Ermida de S. Tiago.
História
De origem latino-visigótica, o topónimo Espite já aparece documentado no séc. XII e a paróquia em 1211.
Freguesia desde 1855, após a desagregação do concelho de Pombal, Espite exibe um percurso histórico preenchido e um misto de lendas e topónimos que aguçam a curiosidade.
A ocupação local remonta pelo menos ao Calcolítico. Mas a etapa mais emblemática é a romana com a vila de Arrochela face à magnitude dos materiais (alicerces, cerâmicas, pesos de tear, restos de forjas, colunas…). À extinção da povoação associa-se a lenda de que por castigo da antropofagia ali praticada, a vila afundara-se de um sopro na terra. Sobre o local de Vale da Diana conta-se que ali fora erigido um templo à deusa Diana. O lugar de Freiria, esse, segundo a tradição oral, integrou um hospital para acolher passantes e tratar doentes, e um convento.
A herança material é convidativa: prova-o a estatuária com a imagem de S. Paulo (séc. XVI), resguardada na respectiva ermida fundada no séc. XVII, ou ainda a insigne imagem de S. Tiago (séc. XVI), que terá sido encontrada por um lavrador quando arava a terra, supondo-se pois a existência de uma antiga capela em sua honra. Mais se refere que os Templários deixaram marcas da sua passagem por Espite com a fundação da Igreja de S. João Baptista, hoje patrono da freguesia.
Os declives e a natureza argilosa dos solos promovem o cultivo da vinha, geralmente da qualidade Fernão Pires, sendo o vinho produzido muito aromático. Recomenda-se inclusive, a visita a uma das maiores vinhas do concelho, que se estende ao longo das encostas da Arrochela.
Espite é hoje uma freguesia marcada pela emigração e menos extensa que outrora (dela nasceram as freguesias de Caranguejeira, Cercal e Matas), mas não é destituída de vida própria, pelo que reúne postos de trabalho, bem como equipamentos sociais e desportivos dinamizadores da população.
Heráldica
Bandeira – de verde. Cordão, e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
Selo – Nos termos da lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Espite – Ourém”.

