Matas e Cercal

Matas e Cercal

INFORMAÇÕES GERAIS
Área Total: 20.9 km
Nº de Lugares: 21
População Residente Total: 1.728
Nº de Edifícios clássicos: 1.037
Ocupação Humana: 8%
Ocupação Florestal: 66%
Ocupação Agrícola: 20%

FONTE: INE (2011) e Município de Ourém
Image
Image

Informações Gerais

Junta de Freguesia de Matas
Rua 1º de Janeiro, 489 2435-391 Matas
Tel. 244 733 828
Fax: 244739463

Presidente da Junta: Virgílio Antunes Dias
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Image

Associações

Associação de Promoção da Freguesia do Cercal

Associação de cariz cultural, recreativo e desportivo;

Morada: Rua da Escola, n.º 34, Ninho d’Águia, 2490 – 12, Cercal

Instalações: Cedidas

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Equipamentos Sociais

Centro Desportivo, Social e Cultural Cercal, Vales e Ninho
 Rua Nossa Senhora do Rosário, 6
2490-118 Cercal
Tel.: 249 585 705
Fax: 249 585 705
email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Respostas Sociais : Centro de Dia, Creche, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Actividades de Tempos Livres e Serviço de Apoio à Família.

Característica de Matas

Santo Patrono: Nossa Senhora do Patrocínio
Festas e Romarias: Festa de Santo António e Santa Marta (1º Domingo Julho), Festa de Nossa Senhora do Rosário (3º Fim-de-semana Agosto)
Locais de Interesse Turístico: Moinhos de Água, Paisagem Ribeirinha

História de Matas

O fitotopónimo Matas já por si é revelador da pronunciada mancha florestal que se abate sobre este território fértil. Banhada por várias linhas de água e com posição a poente do concelho, esta freguesia é uma das mais jovens do concelho, pelo que alcançou autonomia em 1984 por desanexação de Espite.

Das encostas vinhateiras, passando pelos pinheirais e até pelos extensos campos de milho, integra desde há muito uma verdadeira economia sustentada pelos proventos da terra. Disso são exemplo as azenhas e os moinhos de rodízio movidos pela força das águas que convidam à visita e, porque não, à compra de um saco de farinha transformada segundo preceitos artesanais? Mais se recomenda uma visita ao local em Setembro, por altura das desfolhadas.

Existiu em tempos uma capela em honra de N.ª Sr.ª do Patrocínio à qual se associa a lenda de que tendo a imagem da santa sido transferida para Espite, viria a aparecer nas Matas, repetindo-se tal aparição tantas vezes quantas a imagem fora levada para a então sede da freguesia.

O culto religioso viria ainda a ser materializado pela construção da capela de St.ª Quitéria em 1777 e da capela da Vesparia também no séc. XVIII; dois imóveis que hoje, embora com alterações, continuam a servir os crentes e a receber visitas. E se por um lado a devoção da população é antiga, a elevação canónica da freguesia era confirmada somente em 1993.

Matas partilha ainda com outras freguesias o belo cenário oferecido pelo Cabeço de Óbidos, que segundo o imaginário colectivo, estava destinado a acolher o castelo que acabaria por se alojar num morro em Ourém.

A recente elevação de Matas a freguesia não a desencorajou de nos últimos anos conquistar, juntamente com a autarquia, postos de trabalho pela criação de empresas e um importante conjunto de equipamentos que viriam a beneficiar as suas gentes.

Heráldica

Brasão : escudo de prata, duas matas de verde, floridas de sua cor, acompanhadas em chefe de uma flor de liz azul em ponta de uma roda de azenha de púrpura. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas «MATAS – OURÉM».
Bandeira : de púrpura. Cordão e borlas de prata e púrpura. Haste e lança de ouro.
Selo : nos lermos da lei, com a legenda «Junta de Freguesia de Matas – Ourém».

Característica de Cercal

Santo Patrono: Nossa Senhora de Fátima
Festas e Romarias: Festa de Santo António (Fevereiro-Domingo magro), Festa do Sagrado Coração de Maria (3º Domingo de Maio)
Locais de Interesse Turístico: Capela de Ninho D’Águia (Séc. XVII).

História de Cercal

É uma das freguesias mais jovens do concelho, tendo conquistado a autonomia somente em 1984, após a desanexação de Espite. Porém, exprime uma capacidade de trabalho e iniciativa exemplares.

A presença humana por essas terras remonta pelo menos a tempos romanos, a avaliar pela descoberta de uma estação romana no lugar da Abelheira, uma ocupação facilmente justificada pela assiduidade de encostas soalheiras, vales protegidos e terrenos irrigados.

O lugar de Ninho de Águia combina um misto de história e fantasia que orgulha as suas gentes e fascina o visitante: a história sobrevive materializada pela Capela do Ninho de Águia, que após a fundação em 1639, viria a ser alvo de saque e destruição por parte das invasões francesas; a recuperação em 1868 devolveu-lhe a dignidade, sendo esta reforçada recentemente com novas obras de restauro. O topónimo em si, persiste envolvido pela lenda de um menino que terá sido resgatado por uma águia… conto esse que alimenta uma ligação entre Cercal e Seiça, ainda que somente no campo do imaginário colectivo.

Cercal partilha ainda com outras freguesias um dos miradouros mais elevados e deleitáveis do concelho, o Cabeço de Óbidos, elevado 370 m. acima do nível médio das águas do mar, de onde se pode contemplar a fisionomia geral do concelho.

A economia local faz-se representar pela pluralidade de actividades ligadas ao sector primário e à indústria. Note-se que a silvicultura ocupa elevadas extensões da área da freguesia, ao ponto de actuar simultaneamente como um dos principais «pulmões» do município.

Os equipamentos de apoio social, esses ganham forma a um ritmo saudável e vão garantindo uma capacidade de resposta às necessidades dos utentes. Também os espaços desportivos e aptos a servir o lazer ocupam uma posição importante na freguesia, pelo que fomentam a coesão da comunidade.

Atravessada pela a Estrada 505, uma das principais vias municipais, Cercal é hoje uma freguesia que se dá a descobrir.

Heráldica

Brasão – escudo de vermelho, águia de prata realçada de negro, acompanhada em chefe de um ramo de oliveira de prata, forrado de negro entre duas pinhas cosidas de verde, com suas agulhas; cam­panha ondeada de prata e azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda e negro «CERCAL-OURÉM».
Bandeira – verde, cordão e bodas de prata a verde: haste e lança a ouro.
Selo – nos lermos de lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Cercal-Ourém».

Localização

Município de Ourém

FICHA TÉCNICA

DIRETOR GERAL
Luís Miguel Albuquerque
Presidente da Câmara Municipal de Ourém

RESPONSABILIDADE EDITORIAL
GIC – Gabinete de Imagem e Comunicação

RESPONSABILIDADE TÉCNICA
DRHI – Informática

Contactos

T +351 249 540 900 
(chamada rede fixa nacional)
Praça D. Maria II, n.º 1
2490-499 | Ourém
geral@cm.ourem.pt

Projeto Cofinanciado