Czestochowa

Image

Relações Internacionais

O acordo de geminação com a cidade de Czestochowa foi assinado em 13/05/1997, em Fátima, pelo então Presidente da Câmara – David Pereira Catarino –, pela Presidente da Câmara de Czestochowa – Halina Rozpondek – e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Fátima – Vítor Frazão.

História

A cidade de Czestochowa é uma cidade polaca, situada no sul do país, nas margens do rio Varta, fundada no século XI.

É conhecida pelo mosteiro Jasna Góra, mosteiro esse que alberga o famoso quadro da Virgem Negra. Este local de culto Mariano é visitado por milhares de peregrinos anualmente.

Em 1382 o mosteiro paulista de Jasna Gora foi fundado por Wladyslaw Opolczyk. Dois anos depois o mosteiro recebeu o famoso ícone da Virgem Negra tendo-se tornado nos anos seguintes um centro de peregrinação, o que contribuiu para o desenvolvimento da cidade adjacente.

No século XVII o mosteiro foi transformado em fortaleza, tendo funcionado como um dos pólos da resistência polaca na luta contra os exércitos suecos, em 1655.

Durante a I Guerra Mundial a cidade foi ocupada pelos alemães e em 1918 fez parte da recém-renascida República da Polónia. Este novo estado passou a adquirir grandes quantidades de ferro na Silésia, o que fez com que as minas em Czestochowa fechassem. Este procedimento fez com que o período de prosperidade acabasse. Durante esse período o bispado foi recolocado na cidade.

Após a guerra de 1939 a cidade foi ocupada pela Alemanha nazi que renomeou a cidade (Tschenstochau) e incluiu-a no governo geral. Os nazis foram para Czestochowa a 3 de Setembro de 1939, dois dias após a invasão da Polónia. No dia seguinte, que ficou conhecido pela „Segunda-feira Sangrenta“, foram assassinados pelos alemães cerca de 150 judeus. Em Abril de 1941 foi criado o gueto para judeus. Durante a II Guerra Mundial foram assassinados cerca de 45 000 judeus de Czestochowa, o equivalente à quase totalidade da comunidade que vivia na cidade. Antes da guerra, Czestochowa era considerada um grande centro judeu na Polónia.

A cidade foi libertada pelo Exército Vermelho em 16 de Janeiro de 1945.

Após uma série de visitas por parte do Papa João Paulo II, também ele polaco, recentemente recebeu a visita do Papa Bento XVI.

DADOS RELEVANTES

País – Polónia
Estado – Voivodia Silésia
Distrito – Czestochowa

Estatísticas

Área – 160 Km2
Densidade Populacional – 1534 hab./Km2
População – 245 030 (dados de 2005)

Monumentos

Santuário Jasna Gora
Igreja São Sigismundo
Catedral Sagrada Família
Cemitério Judaico

Município de Ourém

FICHA TÉCNICA

DIRETOR GERAL
Luís Miguel Albuquerque
Presidente da Câmara Municipal de Ourém

RESPONSABILIDADE EDITORIAL
GIC – Gabinete de Imagem e Comunicação

RESPONSABILIDADE TÉCNICA
DRHI – Informática

Contactos

T +351 249 540 900 
(chamada rede fixa nacional)
Praça D. Maria II, n.º 1
2490-499 | Ourém
geral@cm.ourem.pt

Projeto Cofinanciado