Recolha Seletiva

Recolha Seletiva

O que são Resíduos recicláveis?

Os resíduos recicláveis resultam de materiais que após serem utilizados podem ser reutilizados para fabricação de novos produtos. São exemplos, o vidro, plástico, papel, cartão, metais, óleos alimentares usados, etc.

Na área do município de Ourém, os resíduos recicláveis, tais como o papel/cartão, o vidro e as embalagens são recolhidos pela empresa Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A, que gere todo o sistema, desde a colocação e manutenção de equipamentos (ecopontos, vidrões, papelões), à recolha e à a triagem de recicláveis, até ao encaminhamento para destino final (valorização ou aterro no caso de degradados).

O sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos recicláveis é constituído por ecopontos e ilhas ecológicas, ecocentros, contentores compactadores para a deposição de papel e plásticos e recolha personalizada de papel e cartão junto dos grandes produtores.

A recolha é efetuada em veículos próprios, os resíduos recolhidos são transportados para a Estação de Triagem da Valorlis. Após triagem dos materiais, o vidro é encaminhado diretamente para a indústria vidreira e os restantes materiais são separados, enfardados e entregues às empresas de reciclagem.

Ao contrário do que acontece com os outros sistemas, a Câmara Municipal de Ourém não tem encargos diretos com o sistema de recolha dos recicláveis, apesar dos custos serem considerados para efeitos da tarifa anual praticada.

Para além da recolha da responsabilidade de Valorlis, existe ainda a recolha seletiva de Óleos Alimentares Usados, da responsabilidade da Câmara Municipal de Ourém.

Município de Ourém

FICHA TÉCNICA

DIRETOR GERAL
Luís Miguel Albuquerque
Presidente da Câmara Municipal de Ourém

RESPONSABILIDADE EDITORIAL
GIC – Gabinete de Imagem e Comunicação

RESPONSABILIDADE TÉCNICA
DRHI – Informática

Contactos

T +351 249 540 900 
(chamada rede fixa nacional)
Praça D. Maria II, n.º 1
2490-499 | Ourém
geral@cm.ourem.pt

Projeto Cofinanciado