Equipamentos de Recolha Seletiva

equipamentos seletiva

O sistema de recolha seletiva dispõe de vários equipamentos de utilização pública que se encontram distribuídos estrategicamente na área do concelho.

A colocação dos equipamentos de recolha seletiva, designadamente os ecopontos, tem em conta a estrutura demográfica do concelho em termos da sua distribuição por aglomerados. Em regra são abrangidos os aglomerados com mais de 500 habitantes, sendo também abrangidos outros aglomerados de dimensão inferior, devido a situações específicas, designadamente sedes de freguesia e locais de veraneio.

Se acha que a zona onde mora justifica a existência de um ecoponto poderá apresentar a sua requisição através do Requerimento de Ecopontos – Sistema Público. O pedido será analisado pela autarquia e pela empresa Valorlis SA.

As ilhas ecológicas servem os grandes aglomerados populacionais e zonas onde existem grandes produtores de resíduos, como estabelecimentos de hotelaria, estabelecimentos de restauração e bebidas e comércio, razão pela qual se localizam na sua totalidades nas cidades de Ourém e Fátima.

No final do ano de 2022 existiam no concelho de Ourém: 212 Ecopontos, 65 Ilhas Ecológicas, 9 Papelão, 2 Embalão, 87 Vidrões e 26 Oleões.

A manutenção dos ecopontos, vidrões e papelões são da responsabilidade da Valorlis S.A., sua proprietária, tal como estabelecido contratualmente. As ilhas ecológicas são propriedade do município de Ourém, que é responsável por promover a sua lavagem e manutenção, todas elas tem idade inferior a seis anos.

Município de Ourém

FICHA TÉCNICA

DIRETOR GERAL
Luís Miguel Albuquerque
Presidente da Câmara Municipal de Ourém

RESPONSABILIDADE EDITORIAL
GIC – Gabinete de Imagem e Comunicação

RESPONSABILIDADE TÉCNICA
DRHI – Informática

Contactos

T +351 249 540 900 
(chamada rede fixa nacional)
Praça D. Maria II, n.º 1
2490-499 | Ourém
geral@cm.ourem.pt

Projeto Cofinanciado