Não existe uma definição única para SIG, dado o variado leque de utilizadores e áreas de aplicação.
Um SIG pode ser entendido como uma ferramenta de análise de informação, assente sobre tecnologia informática, constituído por bases de dados de informação gráfica e alfanumérica georreferenciada.
A cada elemento gráfico encontram-se associados os respetivos atributos, valores armazenados na base de dados, possuindo ainda informação referente à posição e relações que definem a posição relativa de cada um dos elementos gráficos em relação a todos os outros.
Um SIG permite realizar análises espaciais, possibilitando o cruzamento da informação armazenada, conferindo-lhe desta forma um importante papel nas tomadas de decisão, no âmbito de diversas atividades – de planeamento e gestão territorial, ambiental, gestão de recursos naturais, infra-estruturas, ordenamento florestal, cadastro, etc.
O acto de georreferenciar pode ser definido como a atribuição de uma referência espacial (coordenadas X;Y) a um determinado elemento gráfico de um sistema de informação.
Um datum é um conjunto de parâmetros fundamentais (quantidades numéricas ou entidades geométricas) que, coletivamente, servem de referência para definir outros parâmetros. Um datum geodésico contém na sua definição um elipsóide de revolução como modelo da Terra. A forma, dimensões e posição do centro do elipsóide relativamente ao centro de massa da Terra são determinados de forma a que a superfície do elipsóide se adapte o melhor possível à superfície terrestre num determinado país ou região.
Se esse conjunto de parâmetros fundamentais descrever a origem e a orientação dos eixos de um sistema de coordenadas relativamente à Terra, designa-se por datum geodésico.
O sistema de Coordenadas usado atualmente é o PT-TM06/ETRS89, podendo ser consultada mais informações no seguinte link.
Um modelo digital de terreno (ou DTM – Digital Terrain Model) é uma representação de uma superfície baseada num conjunto de coordenadas X, Y e Z. As coordenadas Z representam valores da altitude e profundidade num modelo tridimensional que contenha o atributo elevação.
Quando o requerente solicita a atribuição de número de polícia deve preencher o respetivo requerimento (20020 – Atribuição de número de policia / certidão de morada) e identificar a edificação a numerar.
Nos arruamentos onde já existem números de polícia, os novos números a atribuir serão dados em função dos números existentes no local. Se não existir qualquer número de polícia no local a atribuição é realizada de acordo com a distância (em metros) desde o início do arruamento ao meio da porta ou portão a numerar, de acordo com o regulamento municipal de toponímia e numeração de polícia.

