Após a conclusão do concurso público, a Câmara Municipal de Ourém aprovou na passada segunda-feira o relatório final que define a empresa e o valor final do projeto que vai viabilizar o restauro das linhas de água afetadas pelos incêndios em Freixianda, Urqueira e Espite.
A empresa adjudicatária é a Floronopr, S.A., num concurso dividido em dois lotes (lote 1 referente à União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais e lote 2 às Freguesias de Urqueira e Espite) e com dois objetivos fundamentais: garantir o escoamento das linhas de água e minimizar a erosão e o arrastamento dos solos. A empreitada vai significar um investimento global superior a 470 mil euros (acrescido de IVA à taxa legal em vigor), com um prazo de execução de cinco meses.
Os trabalhos a realizar incidem no corte e remoção de material arbóreo e arbustivo, contenção de vegetação infestante, assim como a estabilização das margens e a reposição da galeria ripícola. Deste modo, será possível promover o potencial ecológico das linhas de água, recuperar a galeria ribeirinha e a funcionalidade dos seus sistemas naturais, além de melhorar o escoamento da rede hidrográfica, contribuindo para a redução do risco de inundação.

