O Município de Ourém é uma das 21 cidades galardoadas como “Autarquia Voluntária” da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Esta distinção pretende valorizar as ações de voluntariado dinamizadas por autarquias locais, identificando e divulgando as boas práticas existentes. Com a atribuição deste galardão ao Município de Ourém é reconhecida a importância dos projetos desenvolvidos neste âmbito e o seu papel na promoção do voluntariado junto da comunidade oureense.
Foi dado conhecimento da atribuição do Galardão Autarquia Voluntária da CASES ao Município de Ourém na reunião de Câmara de 4 de dezembro, momento aproveitado pela Vereadora Micaela Durão para a apresentação de uma declaração de reconhecimento sobre o tema.
DECLARAÇÃO
Reconhecimento de Autarquia Voluntária CASES – Galardão Autarquia Voluntária
“Na sequência da candidatura para distinção pública de Autarquias Locais com o Galardão Autarquia Voluntária da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, o Município de Ourém foi um dos 21 municípios galardoados no país.
A atribuição deste galardão pretende reconhecer o comprometimento da autarquia de Ourém com políticas institucionais que visem a disseminação e consolidação do voluntariado e da solidariedade, e também potenciar o desenvolvimento de novos projetos e parcerias, criação de uma rede de partilha, disseminação do conhecimento obtido com as candidaturas a concurso, bem como a identificação de territórios mais amigos do Voluntariado.
O Município de Ourém apresentou uma candidatura elencando as iniciativas e projetos desenvolvidos no Centro Comunitário de Voluntariado que se enquadram nos critérios de avaliação, designadamente a realização de ações de informação e sensibilização para prática do voluntariado; implementação de boas práticas e programas que promovam o voluntariado; implementação de projetos de voluntariado inovadores.
O galardão será entregue numa cerimónia pública que se realizará na tarde do dia 9/01/2024 no Teatro Thalia em Lisboa.
O município de Ourém congratula-se com o prémio alcançado e propõe um voto de reconhecimento ao serviço de Ação Social e a todos os intervenientes, pela realização de práticas que contribuem para a melhoria de vida das pessoas na comunidade.”
Vereadora
Micaela Durão

