A Vereadora da Câmara Municipal, Isabel Costa, expôs uma declaração subordinada à celebração do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, na reunião de Câmara de três de abril. A efeméride teve lugar no passado dia 28 de março e as celebrações oficiais decorreram no Castelo e Paço dos Condes de Ourém, já que a entidade organizadora deste evento, a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, elegeu o Município de Ourém para acolher as celebrações de 2023.
Neste contexto, a Vereadora Isabel Costa apresentou um Voto de Congratulação pela realização destas comemorações no nosso concelho, iniciativa que contou com um vasto programa que incluiu a entrega do Prémio Nacional “Memória e Identidade” e a apresentação do livro “O Castelo Português, Criação de uma Imagética Cultural”.
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
“Comemorou-se no passado dia 28 de março, o Dia Nacional dos Centros Históricos.
A data, que está profundamente ligada a uma das figuras nobres da cultura portuguesa, Alexandre Herculano, nascido precisamente a 28 de março, e patrono dos Centros Históricos, foi celebrada na Vila Medieval de Ourém com um programa diversificado.
Para além das iniciativas próprias do Município, nomeadamente o lançamento da oficina, “Observatório do Castelo”, destinada a crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico e a “Caça ao Tesouro na Vila Medieval, que contou com a participação de alunos do 2º CEB, a APMCH escolheu o Município de Ourém para as comemorações oficiais do Dia.
No decorrer da sessão solene, foi feita entrega do Prémio Nacional “Memória e Identidade” 2023 – homenagem a personalidades que se destacaram ao longo da vida na defesa e divulgação dos centros históricos, como a arquitetura, engenharia, história e artes – atribuído a Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura do Alentejo, e a Paula Teves Costa, professora no Departamento de Engenharia Geográfica Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Presidente do Centro Europeu de Riscos Urbanos (CERU).
Procedeu-se ainda à apresentado o livro “O Castelo Português – Criação de uma Imagética Cultural”, de Joaquim Rodrigues do Santos.
O Município de Ourém congratula-se pela realização deste evento no nosso território e propõem-se que se dê conhecimento do voto à APMCH.”

